Fitas…nas oçimpiadas 2012

Fita kinésio

Se você está acompanhando os Jogos Olímpicos, pode ter visto algum atleta com fita colorida no corpo: no joelho, nas costas, até no bumbum. Não é enfeite: é a fita kinésio, que promete aliviar a dor e proteger músculos e articulações. Só tem um detalhe: não há provas concretas de que ela funcione. É tipo a versão 2012 das pulseiras de equilíbrio?

Você deve se lembrar da pulseira Power Balance: ela ficou popular entre esportistas e logo virou modinha. Esses caros braceletes de plástico prometiam dar mais resistência, flexibilidade e equilíbrio ao corpo. Só que não funcionavam: a empresa Power Balance confessou que não há provas científicas para comprovar a eficácia de suas tiras de plástico. Em novembro, a empresa pediu concordata nos EUA.

Mas essas modas sempre voltam. No início do ano, a Folha já comentava as fitas kinésio“estampando as peles de astros do tênis, do basquete, do vôlei, do futebol”. Alguns atletas usam há anos! Agora ela volta a chamar a atenção nas Olimpíadas de Londres.

O kinésio não tem qualquer medicamento: é 98% algodão, mais elastano e cola. Ele é usado para aliviar a dor, reduzir inchaços, controlar a circulação do sangue, entre outros. Ele é aplicado na pele, acima de músculos e articulações – existem cursos para aplicá-lo direito. A fita kinésio é importada: o rolo de 5m custa cerca de R$60, e a Anvisa permite a venda no país.

Mas funciona? Segundo a Reuters:

Anúncios

~ por renatomey em 01/08/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: