Tire fotos e faça o foco só depois do clique

Ela foi anunciada há quase um ano, mas pouca gente conhece. A Lytro é uma máquina fotográfica que revolucionou a maneira como tiramos fotos e como as fotos são capturadas. Com ela, você não precisa focar a imagem, sendo que você pode escolher onde quer que o foco esteja DEPOIS da foto ser tirada (isso mesmo, você tira a foto e só depois escolhe onde o foco da imagem será aplicado).

O milagre acontece porque o sensor da câmera funciona de forma diferente da convencional: enquanto máquinas convencionais focam a imagem e registram os feixes de luz exatamente na direção em que estão, a Lytro registra os feixes de luz em todas as direções que a luz toma. Resumindo, ela não capta uma imagem focada com luzes direcionadas, ela capta os feixes de luz e as cores como um todo, permitindo a edição avançada de foco posterior ao clique. Veja por si mesmo: clique em qualquer parte da imagem abaixo e veja que o foco vai seguir o seu clique.

Se você pegar uma dessas, verá que mais parece um brinquedo que uma câmera. De fato, o produto final ofertado pela Lytro mais parece um protótipo, visto que a qualidade das fotos ainda é baixa e a máquina não é muito ergonômica. Porém ela revoluciona a maneira como pensamos fotografia. Imagine futuramente uma Canon ou uma Nikon profissional com um sensor como o da Lytro e as possibilidades criativas que isso traz para o fotógrafo profissional.

Para ver como o milagre opera, veja o vídeo abaixo. Ele mostra a foto sendo tirada e editada posteriormente num computador. Os softwares para a edição das imagens estão disponíveis para MAC e PC e a bonitinha custa U$399,00 nos EUA (não encontrei a Lytro para vender pelo Brasil, se alguém souber fico grato pela informação). Se você quiser, pode entrar no site oficial e brincar de escolher o foco nas imagens: https://www.lytro.com/living-pictures/168

Anúncios

~ por renatomey em 31/07/2012.