A oringem do @……

O email é um negócio que muitos de nós temos usado nos últimos 20 anos, mas as suas raízes são muito mais antigas que isso. Os resquícios mais remotos do email datam dos anos 1960. E de acordo com a Wired, o engenheiro da computação Ray Tomlinson foi o responsável por muitas das primeiras inovações do email, incluindo o uso do sinal @ (arroba) nos endereços.

See full size image

O principal motivo por usarmos o @ nos endereços de email? É um símbolo para uma preposição (em inglês) e nunca poderia ser confundido com qualquer parte dos nossos nomes de verdade.

“‘Eu olhei para o teclado e pensei: ‘O que posso escolher aqui que não será confundido com um nome de usuário?”, relembra Tomlinson. ‘Se cada pessoa tivesse um sinal ‘@’ em seu nome, ele não funcionaria muito bem. Mas elas não tinham. Eles usavam vírgulas e traços e colchetes. Dos três ou quatro caracteres restantes, o sinal de ‘@’ era o que fazia mais sentido. Ele denotada onde o usuário estava [at, em inglês]. Perdoe o meu inglês.’

Tomlinson chama o ‘@’ de ‘a única preposição no teclado.’”

Existem algumas outras pérolas sobre a ascensão do email que valem menção:

  • Tomlinson trabalhou para a Bolt Beranek and Newman, uma empresa de equipamentos de engenharia baseada em Boston responsável por boa parte do hardware e do software que a ARPAnet rodava em seus primeiros dias. Foi lá que ele desenvolveria suas inovações.
  • Uma espécie de ancestral do email já existia em 1961. Nele, usuários podiam acessar um servidor remoto e enviar mensagens uns para os outros. As mensagens nunca deixavam aquela única máquina, então os usuários só as viam ao se logarem naquele servidor. O uso desse sistema foi o que levou Tomlinson a melhorar o protocolo.
  • Implementar o novo sistema de endereços com @ exigiu que Tomlinson distribuísse seu programa para todos os outros sites da ARPAnet. Felizmente, havia apenas 12 outros em 1972.

Para o resto da história de como Tomlinson ajudou a criar o email que conhecemos hoje, dê um pulo na Wired, no link ao lado. [Wired. Imagem: Shutterstock/PaulPaladin]

Anúncios

~ por renatomey em 30/07/2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: