Frutos secos, alimentos ricos para a saúde

A  importância que os frutos têm na alimentação. Muito ricos em proteínas, os frutos secos têm muitos benefícios para a saúde.

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As vantagens de ingerirmos frutos secos, como as nozes, as avelãs, os figos, as passas, entre muitos outros.

Com o passar das décadas e com o aumento da variedade na alimentação, parece que o consumo de frutos secos foi relegado para as épocas festivas, em especial no Natal. Nessas alturas, as mesas enchem-se de inúmeras variedades de frutos secos, desde os de casca dura, como as nozes, avelãs e amêndoas, até às ameixas, uvas-passas e figos.

Porém esta é uma acção (ou ausência!) profundamente prejudicial à nossa saúde! Os frutos secos são alimentos riquíssimos e são os principais fornecedores de proteínas, podendo inclusive substituir a carne. Portanto, é importante sublinhar este aspecto: os frutos secos são ricos em gordura e proteínas completas e ultrapassa, neste aspecto, todos os produtos vegetais, com excepção das sementes de soja.

O que podemos encontrar nos frutos secos?

Como alimentos ricos e bastante completos, os frutos secos são alimentos de excelência e que devem fazer parte de qualquer dieta. Claro está que devem ser consumidos com moderação, em especial por quem sofre de problemas de obesidade, mas as suas desvantagens são infinitamente menores do que as vantagens.

Na composição da maioria dos frutos secos, as matérias minerais excedem em 2% as demais frutas. Portanto, estão em destaque o fósforo, o enxofre e o potássio.

A maioria da gordura nos frutos secos é monoinsaturada e polinsaturada. E esta última, em particular, baixa o mau colesterol – o LDL – e os níveis de lípidos no sangue.

Têm ainda uma grande quantidade de vitamina E, poderoso antioxidante, de vitamina B, de ácido fólico, que ajuda a prevenir o aumento de um aminoácido – a homocisteína -, que é um factor de risco para a doença cardíaca e o magnésio, que ajuda a controlar a pressão sanguínea.

Depois de tudo isto, como podemos ignorar de forma tão ostensiva os frutos secos? Porque é que eles não fazem parte da nossa dieta diária?

E, para que seja ainda mais evidente a vantagem em consumir os frutos secos em detrimento de doses tão elevadas de alimentos animais, aqui estão alguns dados que importa ter em conta:

500 g de nozes correspondem a:

– 1,5kg de presunto magro

– 2 kg de perna de cordeiro

– 2 kg de nata concentrada

– 2,5 kg de ovos

– 2,75 kg de vitela

– 3kg de frango

– 4,75 kg de leite

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~ por renatomey em 01/07/2012.

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