Johann Sebastian Bach ….. livre
Você tem que dar uma chance ao bom e velho J. S. Bach e o último projeto a levar seu nome: uma bem sucedida campanha para tornar livre e em app um dos seus trabalhos mais admirados, as Variações Goldberg.
O projeto Open Goldberg Variations é um sonho que se torna realidade para entusiastas de Bach, fãs do open source, desenvolvedores de apps, remixers, músicos experimentais de todos os tipos e qualquer um com ouvidos aguçados, criado com o objetivo de “liberar Bach.” As gravações dessa obra-prima estão disponíveis gratuitamente em qualidades que vão até o FLAC a 24 bits/96 Kbps (torrent), mas isso é só o começo.
O projeto levantou US$ 23.748 no Kickstarter para ser financiado, quase US$ 10 mil a mais do que o orçamento desejado — e tudo começou em um Music Hack Day. O gerente do projeto Open Goldberg Variations, Robert Douglas; o CEO da MuseScore, Thomas Bonte; e a pianista Kimiki Ishizaka levaram esse primeiro-do-seu-tipo show para a estrada com uma apresentação que permitiu à plateia seguir as partituras automaticamente, nota a nota, em qualquer dispositivo com um navegador e um microfone.