As novidades sobre o Windows 8

As novidades sobre o Windows 8 não param de jorrar na conferência BUILD, da Microsoft, em Seattle. Lá, a empresa está exibindo os primeiros passos da próxima versão de seu sistema operacional. Eis as novidades mais importantes do Windows 8.

(A Microsoft está exibindo o Windows 8 em um tablet protótipo desenvolvido pela Samsung — e que será distribuído para os 5 mil desenvolvedores — então a ênfase maior é nas habilidades touchscreen do sistema.)

Metro

Para a Microsoft, o Metro é o futuro. Metro é o design de tema que a gigante de Redmond sonhou para o Windows Phone 7, agora pronta para entrar no Windows 8 não apenas como uma camada, mas sim como uma filosofia completa. Nós já tínhamos visto algumas imagens da interface no passado, mas nós não sabíamos ao certo quão profunda seria sua importância no Windows 8. Do jeito que a Microsoft está tratando o assunto, os apps no estilo Metro podem não ser a base total do Windows 8, mas tudo indica que trata-se do desejo da empresa para o futuro do desktop.

O Metro não é uma camada separada rodando em cima do Windows 8. Ele é o Windows 8. Tudo surge de forma nativa.

De acordo com Mary Jo Foley, do ZDNet, as ferramentas, os padrões e as filosofias antigas de desenvolvimento de aplicativos estão ficando para trás para abrir espaço para esse novo e imersivo estilo de apps de desktop. Ele faz com que o Windows pareça algo bem moderno. O que é ótimo.

Charms

Na interface Metro, o novo Menu Iniciar será o elemento Charm no lado direito da tela. De lá você poderá buscar, ajustar configurações, reorganizar apps, compartilhar links/texto/informações/fotos etc. É algo semelhante à cama que salta quando você clica na tecla menu em aparelhos com Android.

Apps em tela divida

Apesar de a interface Metro fugir do design janelado, isso não significa que você ficará preso a um app por vez. O Metro permite que dois apps compartilhem o espaço da tela para o usuário poder usar o multitarefa sem ter que sacrificar o novo design do Windows 8. Conceitualmente, é algo parecido com o Twitter para iPad (onde você pode ver a timeline enquanto navega por uma janela de browser aberta após você clicar em um link). Algo rápido e eficiente.

Resolução importa

Todos os aparelhos com Windows 8 terão a resolução mínima de 1024×768 pixels. Qualquer aparelho rodando com os requisitos mínimos será capaz apenas de rodar a interface Metro, com um app por vez. Se a resolução for de 1366×768, ele conseguirá rodar dois apps ao mesmo tempo.

Metro vs Pro

O Windows está definitivamente desenhando uma linha entre o Metro e o Pro, definindo limites para o Metro (pelo menos por enquanto). Enquanto o Metro é voltado para funções de entretenimento e consumo de conteúdo (olá, tablets!),  a interface Pro (que é muito parecida com o visual atual do Windows) é feita para quem quer trabalhar. Do jeito que a Microsoft colocou ambos, eles veem os usuários usando o formato desktop durante o trabalho. E quando a ideia for só dar um passeio pela internet, usaremos um tablet com Metro.

O poder do NFC

O Windows 8 terá suporte às tecnologias do NFC. Assim, seus aparelhos poderão transmitir e receber informações disponíveis pelo padrão. Em termos de possibilidades, pense em algo próximo ao exibido pela Palm/HP, quando era possível parear o Pre 3 com o TouchPad sem a necessidade de cabos. Coloque seu celular perto de seu tablet e ele pode receber as webpages/apps/músicas/vídeos que estão em um dos aparelhos e carregue-os no outro.

Refresh e Reset

Vírus e malware existem. A Microsoft não está exatamente prometendo que o Windows 8 será imune aos vírus, mas ele farão com que seja mais fácil remover softwares corrompidos sem a necessidade de remover apps ou configurações. Essa habilidade foi batizada de Refresh. Há também uma habilidade rápida e mais drástica para desligar seu aparelho remotamente e retorná-lo às configurações de fábrica. Esse é o Reset.

Disponível hoje

Você poderá baixar o Developer Preview do Windows 8 ainda hoje, às 21h 0h00 (horário de Brasília). No entanto, a Microsoft não oferecerá nenhum tipo de suporte.

Anúncios

~ por renatomey em 13/09/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: