Estação Espacial será destruída em 2020

Estação Espacial Internacional

Construída para operar durante 15 anos, a Estação Espacial Internacional, ISS, já está com os dias contados. De acordo com a agência espacial russa, Roscomos, o complexo orbital seguirá o mesmo destino da estação russa MIR e será incinerado na alta atmosfera da Terra em 2020. As peças remanescentes serão afundadas no mar.

“Teremos que afundar a Estação Espacial Internacional depois de se esgotar a sua vida útil. Não poderemos deixá-la em órbita, é um objeto demasiado complexo e pesado que pode originar muito lixo espacial”, declarou Davidov, vice-diretor da Agência Espacial da Rússia.

Segundo Davidov, a ISS permanecerá em funcionamento até 2020, conforme estipulado nos acordos internacionais assinados entre os países envolvidos na construção e manutenção da estação. “Todos os parceiros envolvidos já concordaram e a ISS regressará à Terra nesta data. Já se passaram 13 anos desde que iniciou sua construção em 1998 e é evidente que a estação não esgotou o seu potencial”, por isso a missão será estendida por mais sete anos, até 2020.

ISS
A Estação Espacial Internacional, ou simplesmente ISS, é um laboratório espacial que orbita a Terra a 27 mil km/h a 340 km de altitude, o que a torna facilmente visível a olho nu.

Atualmente, participam da construção e das experiências científicas na ISS, os EUA, Canadá, Japão, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido.

O Brasil manteve um acordo direto com a NASA para construir algumas peças que seriam usadas na Estação e teria direito a usar equipamentos norte-americanos a bordo do complexo e enviar um astronauta em 2006. No entanto, devido ao não cumprimento de sua parte no acordo, o país deixou o programa.

Anúncios

~ por renatomey em 28/07/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: