TAM vai oferecer internet a bordo em voos internacionais

 

No final do ano passado, a TAM começou a liberar celulares durante o voo em algumas rotas domésticas. Em junho, o privilégio chegou à agitada ponte aérea – trajeto de avião entre São Paulo e Rio de Janeiro. Agora, a TAM anuncia que alguns voos internacionais da empresa terão sinal decelular e algo bem mais interessante: internet Wi-Fi. Ela será a primeira companhia aérea da América do Sul a oferecer internet sem fio a bordo.

Hoje o serviço OnAir, que permite usar celular a bordo, está presente em apenas quatro aeronaves da TAM que só fazem trajetos domésticos. Mas este número deve crescer bastante: a TAM promete 31 aviões para voos nacionais com o sistema OnAir instalado até o início de 2012. A TAM não menciona se os voos domésticos terão internet Wi-Fi, no entanto.

Quanto aos voos internacionais, inicialmente 4 aeronaves terão sinal de celular e Wi-Fi a partir do segundo semestre de 2012. O serviço será então expandido para mais 8 aviões, previstos para serem entregues até 2014.

A expansão do serviço para voos internacionais tem seus motivos. Segundo José Zaidan Maluf, da TAM:

Nossos passageiros querem estar conectados durante os voos. Percebemos isso com a popularidade dos serviços OnAir em nossas aeronaves de rotas domésticas. Não há dúvida de que a conectividade a bordo se tornará onipresente e estamos determinados a liderar esse movimento.

Essa novidade, claro, realmente faz diferença para quem costuma viajar a trabalho e quer adiantar o que tem pra fazer enquanto a bateria do laptop aguentar. O resto de nós provavelmente iria apenas twittar reclamando sobre o tempo que leva para carregar um vídeo do YouTube no celular enquanto viaja em uma maldita cadeira no céu.

Mesmo em voos domésticos, é muito caro usar o celular: as tarifas cobradas no avião são de roaming internacional (e não nacional), e são cobradas diretamente pela sua operadora. Em voos internacionais, espero que a tarifa não seja ainda maior. Não foi citado o valor que será cobrado pelo uso da Wi-Fi, mas muito provavelmente será o suficiente para deixar algum amigo ou parente sem a “lembrancinha” do Duty Free. [TAM via G1]

Anúncios

~ por renatomey em 27/07/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: