A pílula anticoncepcional fez 50 anos e têm muitas novidades

É, a pílula anticoncepcional já tem seus 50 anos e mesmo assim ainda tem novidades para você!

Veja qual perfil combina mais com o seu e veja qual a melhor opção.

Miss montanha-russa

Você passa fácil da euforia à melancolia? Algumas pílulas podem resolver, diz a ginecologista Rosa Maria Neme, diretora do Centro de Endometriose de São Paulo.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílula anticoncepcional à base de drospirenona. A Yaz* evita oscilações hormonais ao fornecer 24 comprimidos e prever quatro dias de pausa, e a Mercilon Conti traz 28 comprimidos, sendo 21 combinados, dois sem princípio ativo e cinco com baixa dosagem de estrogênio. As pílulas de uso contínuo, combinadas (como a Gestinol 28) ou contendo apenas progesterona (Cerazette, Micronor, Norestrin, Nortrel, Minipil), também são adequadas.

HÁBITOS ÚTEIS: beba mais água e tente consumir alimentos ricos em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E.

* Os nomes publicados são de medicamentos de referência dos princípios ativos citados na matéria. Além dessas marcas, há também os genéricos.


Garota enxaqueca

Você faz mil e uma coisas e se estressa com tudo. Sofre de dor pulsante num dos lados da cabeça, que ataca 15,2% dos brasileiros. “Mas enxaqueca não impede o uso da pílula anticoncepcional, que tanto pode melhorar a dor, piorar ou não interferir”, diz o ginecologista Ronaldo Bonassi Machado, presidente da Comissão Nacional de Anticoncepção da Febrasgo. Se persistir mesmo depois dos primeiros meses de uso, convém trocar de pílula.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílulas combinadas de baixa dosagem, de preferência com drospirenona (Yaz, Yasmin, Elani Ciclo), que produzem melhor resposta. Se tiver enxaqueca precedida de percepção de manchas escuras ou pontos luminosos, vale experimentar as que contêm apenas progesterona: as com desogestrel (Cerazette), noretisterona (Micronor, Norestrin) ou levonorgestrel (Notrel, Minipil).

HÁBITOS ÚTEIS: alimentar-se em horários regulares, evitando produtos capazes de desencadear crises (embora variem, os principais são chocolate, vinho tinto, linguiça, salsicha, produtos lácteos fermentados, frutas cítricas, café, chás e refrigerantes com cafeína). Prefira azeite extravirgem, pão e cereais integrais, folhas verde-escuras, soja, leguminosas, castanha de caju, ovos e frutos do mar. É importante ter horários regulares de sono e praticar exercícios, porque quem dorme mal, é obeso ou sedentário apresenta mais enxaqueca. Evite ainda exposição à luz e barulho intensos, já que pioram em 40% dos casos, mostra pesquisa da Sociedade Brasileira de Cefaléia.

Mulher avestruz

Você já testou todos os cremes para eliminar espinhas e manchas, sem sucesso. Uma das causas de acne em adultas é o stress, que ativa a produção de hormônio masculino, notório estimulante das glândulas sebáceas. A boa notícia é que algumas pílulas são até receitadas para tratar a acne.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílula anticoncepcional com clormadinona (Belara), drospirenona ou, nos quadros mais severos, ciproterona (Diane 35, Selene, Diclin, Artemidis). Essas progesteronas de efeito antiandrogênico regulam a oleosidade da pele.

HÁBITOS ÚTEIS: estudos mais recentes inocentam o chocolate, o amendoim e a carne de porco. Segundo a dermatologista Cláudia Pires Amaral Maia, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o que pode agravar o quadro é a dieta rica em carboidratos ou laticínios.

Rainha da balança

Você vive em guerra com a balança por causa de terríveis 3 quilinhos, que parecem se concentrar na barriga e incomodam muito às vésperas da menstruação. Seu jeans skinny que o diga! Segundo Machado, pílula anticoncepcional não engorda, mas algumas formulações favorecem retenção de líquidos, alterando o peso na balança em, no máximo, 2 quilos. Outras previnem o inchaço.

MELHOR PEDIDA PARA VOCÊ: pílula anticoncepcional com drospirenona, que têm ação diurética, ou contraceptivos hormonais não orais, como anéis (Nuvaring) e adesivo (Evra), que não passam pelo fígado.

HÁBITOS ÚTEIS: reduza o sal da comida e o consumo de enlatados, embutidos, sopas e macarrões de pacote. E invista em alimentos diuréticos, como pepino, melancia, laranja, tomate, manga, melão, agrião, rúcula, salsa e alho. Outra recomendação é praticar exercícios físicos, que, entre tantas vantagens, melhoram a circulação.

O que vem por aí

• Desde que um estudo inglês relacionou a infertilidade dos peixes machos ao estrogênio sintético das pílulas liberado na urina e jogado no esgoto, cientistas procuram uma “pílula verde”. A primeira foi lançada em maio na Europa com estradiol, estrogênio idêntico ao natural. A previsão é chegar ao Brasil ainda este ano.

• Estão em estudo no mundo cerca de 50 microbicidas, contraceptivos que também afastam o risco de contrair aids e outras DSTs, sob a forma de gel, creme, supositório, papel filme e anel vaginal. Os primeiros devem chegar ao mercado dentro de dez anos.

• O Instituto Karolinska, na Suécia, pesquisa um contraceptivo não hormonal que torna o óvulo impenetrável ao espermatozoide. Os estudos estão na fase inicial.

Jogo da memória

Pílula anticoncepcionail de baixa dosagem requerem disciplina. Se forem tomadas todo dia no mesmo horário, o índice de falha não chega a 0,5%. Só que um estudo com 5 120 mulheres de oito países verificou: o número de usuárias que esquecem a pílula varia de 39% nos Estados Unidos a 65% no Brasil. Por isso, a possibilidade de falhas sobe: de cada 100, oito podem engravidar. Culpa das usuárias.

mulher anticoncepcional A pílula aticoncepcional fez 50 anos e têm muitas novidades

Sem dúvida

P. A Pílula anticoncepcional pode alterar minha visão de homem ideal?
R. Pesquisadores da Universidade de Sheffield (Inglaterra) afirmam que sob efeito da pílula a mulher tende a escolher um homem geneticamente semelhante a ela. Mas a tese não está comprovada.

P. É normal se acostumar com a progesterona e, por isso, precisar fazer trocas constantes?
R. “Esse perigo não existe”, diz o ginecologista Ronaldo Machado.

P. Algumas pílulas podem aumentar a lubrificação na vagina?
R. As que contêm estrogênio favorecem a lubrificação, mas o campeão é o anel vaginal.

P. Como funcionam as pílulas sem pausa que permitem menstruar?
R. Elas fornecem 28 comprimidos, mas em geral os sete últimos são isentos de hormônio – às vezes trazem só suplemento de ferro.
P. É seguro emendar uma cartela na outra para não menstruar?
R. Há no mercado pílulas específicas, de baixa dosagem, para ser tomadas assim, mas as demais também podem ser “emendadas”. O risco é sofrer pequenos sangramentos inesperados. Para evitá-los, Machado alerta que é preciso conhecer seu perfil menstrual, tomar até que apareça o sinal, parar três dias e então recomeçar. Segundo o ginecologista, algumas mulheres passam no máximo três meses sem sangrar, outras aguentam mais tempo. Não há uma orientação universal. (via tenhominhasduvidas )

Anúncios

~ por renatomey em 18/07/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: